marca do Jornal A TARDE

 
http://maisti.atarde.com.br/wp-content/uploads/2018/04/improving-n-budgeting-960x600_c.jpg

Acertando o alvo no orçamento empresarial


Escrito por: Daniel Messeder (foto) e Pedro Moraes

Diretor de Operações na Falqon


O Budget e o Forecast são ferramentas vitais no arsenal de uma empresa e importantes para garantir o planejamento estratégico financeiro. Esses são dois métodos populares de orçamento empresarial, usados para medir o desempenho e assegurar o controle financeiro da empresa, além de permitir o desenvolvimento de estratégias de precificação e o apoio à tomada de decisões.

Porém, o tempo tomado nesse planejamento é muitas vezes mal visto por gerentes de outros setores; uma interrupção no seu trabalho rotineiro e uma pressão extra na demanda de detalhes, o que muitas vezes gera orçamentos superestimados. A insatisfação dos tomadores de decisão também existe, visto que a maior parte do tempo é gasto em atividades de baixo valor e há pouco discernimento nas causas de valores orçados.

Se o processo de criação do Budget e Forecast já está sobrecarregado com processos inconvenientes, a maior perda está quando esse esforço todo resulta em um orçamento que é pouco utilizado e com dificuldade de introspecção e descobrimento.

Para extrair o melhor resultado do orçamento, tanto o processo de criação como a análise e o planejamento devem ser aprimorados e adicionar valor real no planejamento financeiro da empresa. Existem várias boas práticas para serem aplicadas, a seguir veremos algumas práticas simples mas que trazem resultados:
– Alinhar planos estratégicos e operacionais: transformar metas estratégicas em alvos financeiros
– Colaboração entre funções: entender estratégias gerais e entre departamentos
– Forecast contínuo: comparar com o plano e se adaptar
– Focar no planejamento de conteúdo acionável; evitar o detalhamento desnecessário
– Utilizar tecnologia para gerenciar e consolidar os orçamentos:
o Fácil importação e exportação de dados
o Simplicidade para os usuários não programadores
o Detalhamento e análise multi-dimensional

A tecnologia está cada vez mais facilitando processos financeiros e gerenciais, porém ainda é necessário sistemas direcionados e construídos na realidade da execução das tarefas gerenciais. O gerenciamento do orçamento empresarial tem sucesso quando o modelo orçamentário está alinhado com a estratégia financeira e compatível com a tecnologia aplicada. Quando algum desses está em desarmonia, a qualidade do orçamento acaba sofrendo, a análise se torna inadequada e a estratégia financeira se torna difícil de aplicar.

O segredo para o sucesso da gestão financeira está no controle e o conhecimento intimo do orçamento da empresa. E mais importante, é o conhecimento que auxilia a tomada de decisões e descobre oportunidades para implementar e aprimorar a estratégia financeira.

Victor Mansur

Outras postagens de

Menu