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3 técnicas para melhorar sua comunicação


Apesar de sermos de exatas, a necessidade de apurar a nossa comunicação é fundamental para a fluidez da cadeia produtiva em que um profissional de TI está inserido. Nesta contribuição da Cecilia Barreto ao Mais TI, ela explica que se comunicar é muito mais do que passar adiante uma informação.



“Diferente do que muitos pensam, comunicar-se bem não envolve apenas transmitir uma informação”

Em todas as situações que vivemos, agimos como seres sociais – e no mundo profissional não seria diferente. Hoje, a importância da comunicação na carreira não é questionável.

Diferente do que muitos pensam, comunicar-se bem não envolve apenas transmitir uma informação. Essa habilidade é requisitada para saber ouvir, ter empatia, ler gestos e sinais, transmitir confiança, gerir conflitos e negociar.

Para aperfeiçoá-la, precisamos nos expor a situações em que a comunicação seja necessária. Além disso, podemos usar técnicas que facilitam o processo e aumentam as chances de um bom resultado.

Pergunte-se: qual o objetivo dessa conversa? A razão pela qual se está conversando com alguém muda todo o roteiro: quando bem definida, somos capazes de nos preparar melhor e agir com mais racionalidade.

Nos momentos em que a conversa seria “apenas” para apontar os defeitos do outro ou causar mais problemas, a evite e repense o assunto.

Falar a uma pessoa sobre o quanto ela está estressada ultimamente apenas para mostrar como ela está errada é bem diferente de conversar para apoiá-la em seu desenvolvimento.

Avalie os elementos da comunicação.

A preparação anterior à conversa em si é extremamente importante para que o resultado seja positivo. Nesse momento, vamos avaliar:

– Pessoa: Essa é a pessoa certa para essa conversa? Se tenho um problema ou decisão a ser tomada com determinada pessoa, não adianta conversar sobre isso com outras pessoas.

– Local e Horário: Esse local e momento são ideais para essa conversa? Precisamos ter cuidado para evitar interrupções, exposição desnecessária ou falta de tempo.

– Pauta: Qual pauta devo seguir? Se julgar necessário, escreva – é melhor do que esquecer algum assunto ou abordar algo que não era planejado.

– Forma: De que forma devo expor minhas ideias? Podemos falar tudo, contanto que tenhamos cuidado com a maneira que falamos.

Use o método “fato, impacto, solução”.

Digamos que um funcionário esteja recebendo um feedback. Perceba a diferença entre essas duas comunicações:

• “Você é bastante desatento, acho que deveria melhorar isso.”

• “Notei que em algumas situações você é desatendo, como, por exemplo, na nossa reunião de resultados, quando esteve checando o celular com frequência. Isso faz com que as pessoas tenham que repetir as informações para você, além de te acharem descomprometido. Sugiro que você demonstre mais atenção em nossas reuniões. O que acha?”

Para passar qualquer mensagem, você pode seguir a seguinte linha de raciocínio: trazer um fato específico, informar os impactos que esse fato gerou ou poderiam gerar e sugerir uma solução. Os resultados serão completamente diferentes.

 

Victor Mansur

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