marca do Jornal A TARDE

 
  • Início
  • Artigo
  • Consultas médicas pelo Whatsapp – O que você precisa saber!
http://maisti.atarde.com.br/wp-content/uploads/2017/12/whats-app-seguro-para-medicos-960x600_c.jpg

Consultas médicas pelo Whatsapp – O que você precisa saber!


Escrito por: David Sadigusrky

Médico Ortopedista, especialista em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva. Sócio-Diretor na Clínica UORT.

CRM 17295 TEOT 10965

http://lattes.cnpq.br/1622118606885631


As consultas realizadas ao médicos pelo aplicativo de mensagens tem se tornado comum e cada vez mais frequente. Entre os aplicativos mais comuns no Brasil, o whatssapp vem se tornando uma ferramenta de comunicação cada mais praticada entre médicos e pacientes.

No entanto esta questão não é tão simples e gera uma série de debates a respeito do assunto, principalmente no que tange aos aspectos éticos e legais. Existem ainda muitas dúvidas a respeito desta interação, gerando polêmicas que levaram até mesmo ao Conselho Federal de Medicina a se pronunciar. No mês de Abril de 2017, o CFM publicou um parecer favorável à utilização deste meio de interação, que pode ser visualizado através deste link (https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/pareceres/BR/2017/14), no entanto, aponta algumas ressalvas. A principal delas é quanto a confidencialidade. Dai surge a principal questão: como manter os dados do paciente de forma confidencial ou como controlar a transmissão destes dados, uma vez que é permitido a sua  distribuição  através de grupos dentro do aplicativo? Mesmo que a permissão seja apenas para grupos de médicos ou institucionais, como regular a proibição da circulação em grupos que contenham pessoas que não sejam da área de saúde? A resposta pode parecer simples, já que a pessoa que publicou fica registrada, porém não é fácil controlar o ímpeto ou o julgamento do que seria correto, de todos os que fazem parte de uma grupo aonde as pessoas nem ao menos se conhecem, como no caso de alguns grupos coletivos de especialistas de determinada área médica.

O CFM também salienta que as informações não podem circular etre grupos recreativos, mesmo que composto apenas por médicos. Será que realmente é fácil separar grupos profissionais, constituídos por pessoas íntimas, do recreativo? O que vemos na prática é que a maioria dos grupos institucionais, mesmo os universitários, começam em caráter estritamente profissional e com o tempo se misturam com informações corriqueiras, seguindo para o âmbito anedótico.

Uma outra preocupação, com relação às consultas feitas pelo aplicativo, recai na capacidade do profissional definir um diagnóstico, sem o fator mais importante que é uma história detalhada dos acontecimentos além do indispensável exame físico. Nenhum exame até o momento á capaz de substituir estas etapas do atendimento médico. As imagens e resultados de testes laboratoriais, continuam sendo exames complementares. É comum que os pacientes enviem estes dados pelo aplicativo, no intuito de obterem uma resposta direta e definitiva.  Esta é uma das preocupações com relação à forma de atuação de médico. O seu caráter interpessoal não pode ser deixado para segundo plano e o limite desta relação profissional também precisa ser explicita e discutida. Com a facilidade no alcance do médico assistente, pode ocorrer alguns excessos que fluem das duas partes. É possível que os horários de lazer e descanso, ou até mesmo as ocupações profissionais aquém do atendimento clínico emergencial sejam cada vez menos preservados. A exigência de uma resposta imediata acompanha a evolução da permissibilidade e capacidade no alcance do especialista de sua confiança. Por todos estes motivos, alguns limites na consulta pelo whatssapp precisam ser bem definidos e esclarecidos entre todas as partes pessoais e estabelecimentos de saúde.

Não pode-se esquecer também, a questão da regulamentação desta forma de consulta como atividade profissional, sem definições pré-estabelecidas, poderá ser inverossímil a manutenção de uma carga horária de trabalho contida dentro de padrões reconhecidos como regular e respeitavelmente remunerado. Este tópico apesar do seu cunho complexo, já foi estabelecido pelo CFM deste 1942, com o decreto-lei n˚4113,  que estabelece que “todos os regramentos dizem respeito a não substituir as consultas presenciais e aquelas para complementação diagnóstica ou evolutiva a critério do médico pela troca de informações à distância”. Cabe salientar que nesta época existiam apenas cartas, telegramas e uma telefonia fixa precária. A preocupação quanto a impessoalidade no atendimento médico já existia há mais tempo que podemos imaginar e continua como uma constante preocupação com relação ao futuro da prática clínica.

Uma afirmativa acertada e irrefutável do CFM é que este meio de comunicação faz parte da evolução humana e tem caráter irreversível. De fato, o recurso de mensagens eletrônicas traz benefícios para todos: médicos, pacientes e instituições de saúde. Adicionado à tecnologia já disponível, ele acompanha o desenvolvimento das relações e meios de atenção à saúde,  como no caso do prontuário eletrônico e a telemedicina. As instituições ganharam tempo na busca do conhecimento e troca de informações. Com o aplicativo, isso é possível de forma individual e de maneira ainda mais rápida. Apesar das inúmeras questões levantadas quanto à sua regulamentação, é incontestável os benefícios da rápida interação humana, em todos os campos da saúde, ocasionado por esta tecnologia de mensagens. Com isso, esta ferramenta se faz indispensável nos dias atuais e não há dúvidas que mais tecnologias virão no intuito de aumentar a interação profissional no campo da saúde. Como emanado do positivista Agusto Comte: “Que venha o progresso”.

Victor Mansur

Outras postagens de

37 Respostas

  • Welington em 25 de abril de 2018, 09:59:49

    Olá bom dia me chamo Welington, tenho 34 anos e moro em são Bernardo do campo e tenho um problema na minha coluna… Não consigo adaptação em meu trabalho pois as minhas dores não param e tem dias que quanto mais se esforço para trabalhar a noite não durmo com dores que irradiam para o ombro esquerdo… A minha empresa não liga para o meu problema por mais que eu em um bom senso explique… Poderia verificar meu exame e dizer se isto é grave ou não… Espero uma resposta positiva e desde já agradeço…

    Responder para Welington
  • Cristiane em 29 de maio de 2018, 12:52:22

    Eu preciso fazer algumas perguntas VC pode me ajudar?

    Responder para Cristiane
    • Joao Erivaldo Mendes em 27 de maio de 2019, 21:06:24

      Boa noite, eu mi chamo João Mendes, estou sentido dores no movimento junta do braço em alguns movimentos

      Responder para Joao
  • Mileide em 15 de julho de 2018, 17:40:16

    Boa noite
    Estou sentindo muitas dores na costela, ja fui ao hospital e falaram q era dores muscular e me deram remédio, fiquei bem uma semana e hoje voltou as dores mais fortes, o que será que eu tenho

    Responder para Mileide
  • Darcileide Guedes da Silva em 11 de agosto de 2018, 11:39:49

    Bom dia faço tratamento para hpylore e continuo sentindo forte dores no estômago isso pode ser normal

    Responder para Darcileide
  • Maria de fatima em 3 de setembro de 2018, 12:38:30

    Meu exame deu nota se imagem anecoica com terço medio do rim direito medindo 9.3X8.3×9.5cm gostaria de saber se tenho que marcar um urologista a caso de cirurgia obg

    Responder para Maria
  • Juliana Cristina em 5 de setembro de 2018, 23:25:11

    Plaqueta 4.700 tá normal

    Responder para Juliana
  • Maurrice Coutinho Werner em 21 de setembro de 2018, 22:31:55

    Muscular dores

    Responder para Maurrice
  • Bárbara em 24 de setembro de 2018, 17:03:50

    Mestruacao irregular e está atrasada a 4 dias posso fazer exames quando?

    Responder para Bárbara
  • Sonia em 12 de outubro de 2018, 14:36:24

    Gostaria de saber porque os médicos não explicam de forma simples o que os pacientes tem..tenho 56 anos..meus exames de urina deu..nitritos positivo.hemoglobina presente.(+). Leucócitos 51.000 amílase 149.bactérias abundantes. O que pode ser? A minhas plaquetas sobe e desce.parece um elevador..obrigada aguardo a resposta..

    Responder para Sonia
  • Joseana alves em 2 de novembro de 2018, 10:06:54

    Meu beta hCG deu 15662,00 e positivo ou negativo?

    Responder para Joseana
  • Erlanicia da Silva Júlio em 12 de novembro de 2018, 17:23:18

    Minha barriga está muito grande e inchada abaixo do umbigo pode ser gravidez

    Responder para Erlanicia
  • Driely em 21 de novembro de 2018, 19:04:52

    Doutor eu preciso de ajuda urgente pois estou muito preoculpada. Meu ginecologista pediu pra eu fazer um preventivo com urgência mais não estou conseguindo fazer pelo particular e nem tô conseguindo marcar pelo sua. E estou ficando desesperada,oque está acontecendo comigo é o seguinte. Estou tomando há cerca de 10 dias dois comprimidos de primositom pra ver se paro de sangrar mais não está adiantando muito nao. Não posso ter relação com meu esposo que na mesma hora sangra e é aquele sangue vivo parecido que me cortei. Daí continuo tomando o primositom mais o sangramento é só na hora do sexo. Depois por dois dias fica só pingando uma gota de sangue e nem chego a sujar o absorvente.aí depois dos dois dias para. Aí se eu ter relação novamente,é aquele sangarel denovo. E tudo começou com a minha menstruacao totalmente desregulada,depois pedaços de pele que saia junto a menstruação,depois ardência ao ter relação e agora esse sangramento toda vez que há penetração. Não dói mais só de ver este sangue já fico preoculpada. Oque pode ser me ajude por favor. Tenho um bebê de 2 anos e um filho de 11 anos.

    Responder para Driely
    • Luciana Maria da Silva em 14 de abril de 2019, 21:52:45

      Meu nome é Luciana Maria da Silva minha menstruação está atrasada fiz 3 teste de urina de farmácia e deu negativo estou com medo de fazer exame de sangue e der positivo pois tenho 44 anos e meu esposo e soro positivo mais a carga viral é baixa nem parece nos exames.

      Responder para Luciana
  • Aparecida cardoso em 5 de janeiro de 2019, 15:09:19

    Boa tarde, Bloqueio do Ventrículo esquerdo, sou Hipertensa e idosa.Quando cai a pressão, as batidas do coração, bate quatro, falha uma, tenho mal estar.
    Aguardo respostas.Obrigada.

    Responder para Aparecida
  • Tatiana Barbosa dos Santos em 17 de janeiro de 2019, 23:46:52

    Boa noite mim chamo Tatiana eu fiquei mestroada em novembro ai em dezembro nao veio em janeiro veio mas fiquei sangrando so 3 dias sera que e gravidez

    Responder para Tatiana
  • Victoria em 24 de janeiro de 2019, 12:48:22

    bom dia! tive relação sexual sem proteção e tomei a pulula do dia seguinte. Minha menstruação veio no dia certinho, mas sinto alguns sintomas de gravidez como enjoo, colica e seios mais bicudos e vermelhos. sera que vale a pena fazer um teste de gravidez?

    Responder para Victoria
  • Lucas Gabriel em 9 de fevereiro de 2019, 02:59:07

    Minha condição é estranha eu tava com o penis um pouco ereto é eu puxei o penis quando eu puxei ele esticou de um jeito que eu nunca vi ele ficou grande quando eu soltei eu sentir um dormência o pênis isso aconteceu 3 dias atrás é essa dormência continua o pior é que ele não fica mas ereto ele só fica flacito é ele não fica duro ele pode crescer um pouco mas ele nao fica duro fica totalmente mole totalmente flácido eu queria que vocês poderia me dizer se tem algum tratamento para isso se vai ter que precisar de uma cirurgia ou precisa esperar o tempo eu queria que vocês me ajudassem porfavo será que meu pênis pode voltar a ser como antes ou ser ele voltar eu posso ter algumas sequelas ????

    Responder para Lucas
  • Cátia em 14 de fevereiro de 2019, 22:59:27

    Boa noite, poderia me esclarecer uma dúvida meu filho está com virose desde terça-feira à tarde, e está esses dias sem apetite e a diarreia não passa estou dando Floratil e bromoprida, qual o prazo para passar virose? Levei ele ao médico ontem? Devo retornar?
    Obrigada

    Responder para Cátia
  • Alexandre em 21 de fevereiro de 2019, 07:54:33

    Bom dia tenho 41 anos e jogo futebol com os amigos acima de 40 anos sem impacto só brincar mesmo agora começei a sentir uma dor no joelho direito na parte de dentro e fiz a ressonância gostaria de saber com reforço muscular consigo melhorar.
    Laudo da ressonância:
    Ruptura complexa do como posterior menisco medial associada lesões orteocondrais do côdilo femoral e plato tibial correspondentes.
    Estiramemto – ruptura parcial do ligamento cruzado anterior.
    Pequeno derrame articular.
    Cisco gangliônico em topografia da gordura hoffa.
    Não quero operar consigo melhorar sem operar e voltar a jogar bola com os amigos…
    Obrigado…

    Responder para Alexandre
  • Larissa em 5 de março de 2019, 22:42:19

    Alguem pode me ajudar???… eu estava tomando o anticoncpional fiquei 2 mes tomando o injetavel mensal. Ai agora em fevereiro eu iria tpmar no dia 15 a 3 dose e decidir nao tomar mais dia 16 comecei a senti enjou de madrugada 2 dias assim ai quando foi dia 18 de fevereiro veio um muco elastico transparente com uns filetes de sangue ai no dia 19 me deu muita azia so passava com agua gelada Demorava uns minutos e voltava. Fiquei uns 3 dias assim e nao senti mais nada. So dpois do dia 18 junto com a azia a colica. Fico uns 3 dias com este sanguinho ralo de cor rosinha. So aparecia quando ia no banheiro fazer xixi na hora d emxugar na hora que acabo esses 3 dias dexei 1 dia eu fiz um teste de gravidez e deu negativo que foi no dia 22 de fevereiro e agora falta 2 dias para vim a monstra ..fiz o exame do toque no utero e esta baixo e duro …alguem pode me explicar oque pode ter acomtecido se foi nidacao ou escape nao sei???

    Responder para Larissa
  • Thali em 5 de março de 2019, 22:44:38

    Alguem pode me ajudar???… eu estava tomando o anticoncpional fiquei 2 mes tomando o injetavel mensal. Ai agora em fevereiro eu iria tpmar no dia 15 a 3 dose e decidir nao tomar mais dia 16 comecei a senti enjou de madrugada 2 dias assim ai quando foi dia 18 de fevereiro veio um muco elastico transparente com uns filetes de sangue ai no dia 19 me deu muita azia so passava com agua gelada Demorava uns minutos e voltava. Fiquei uns 3 dias assim e nao senti mais nada. So dpois do dia 18 junto com a azia a colica. Fico uns 3 dias com este sanguinho ralo de cor rosinha. So aparecia quando ia no banheiro fazer xixi na hora d emxugar na hora que acabo esses 3 dias dexei 1 dia eu fiz um teste de gravidez e deu negativo que foi no dia 22 de fevereiro e agora falta 2 dias para vim a monstra ..fiz o exame do toque no utero e esta baixo e duro …alguem pode me explicar oque pode ter acomtecido se foi nidacao ou escape nao sei???

    Responder para Thali
  • LidianeBarbosa em 11 de março de 2019, 12:10:11

    Eu não tomo anteconsepisio a dois meses nesse mês minha mestruacao esta atrasada eu posso ta gravida ?

    Responder para LidianeBarbosa
  • LidianeBarbosa em 11 de março de 2019, 12:11:39

    Eu não tomo anteconsepisio a dois meses nesse mês minha mestruacao esta atrasada eu posso ta gravida ?

    Responder para LidianeBarbosa
  • Fabiana conceicao santana em 14 de março de 2019, 19:07:51

    Oi ,boa há 5 anos Contracep as reações são quais ultimamente tô sentindo muitas dores nas pernas será que é por causa da injeção por favor me ajuda

    Responder para Fabiana
  • Teresa em 15 de março de 2019, 02:24:38

    Boa tarde. Tinha uma mancha vermelha na cortina da sala da minha casa, que não notei. Fechei a cortina, logo depois que a empregada saiu, e fui no banheiro trocar meu absorvente interno, sem lavar antes as mãos. Depois lavei as mãos e escovei os dentes. Só depois, com a luz da sala ligada, notei a mancha. Se era sangue da empregada, e se ela for hiv+, eu corri elevado risco?

    Responder para Teresa
  • EdneideMaria da silva em 15 de março de 2019, 22:17:46

    preciso tira uma dúvida vc pode mim ajuda .

    Responder para EdneideMaria
  • EdneideMaria da silva em 15 de março de 2019, 22:18:41

    preciso tira uma dúvida vc pode mim ajuda . qual remédio pra inflamação da garganta etc..

    Responder para EdneideMaria
  • Cíntia em 19 de março de 2019, 08:24:19

    Oi tiver corrimento rosa pode ser o que

    Responder para Cíntia
  • manuela fetreira suzart em 7 de abril de 2019, 19:54:08
  • Fernanda em 14 de abril de 2019, 22:06:21

    Ola doutor preciso urgente de ajuda estou com uma dor muito forte no peito, poderia me ajudar ?

    Responder para Fernanda
  • Yeda em 1 de maio de 2019, 20:47:36

    Boa noite eu me chamo Yeda eu tomei injeção por 3 anos e parei a 22 Dias durante esses anos eu não menstruava mas tinha aquelas escapadas recorrente. Agora estou sentindo minha barriga pesada e com tremores e inchada o que pode ser

    Responder para Yeda
  • Adão em 23 de maio de 2019, 20:27:54

    Olá eu queria saber uma coisa eu não como a quasi uma sema e ja estou começando a mim sinte ruim sor condo eu começo a come eu quere fomita e mim sinto sempre jeio

    Responder para Adão
  • Michele em 24 de maio de 2019, 17:48:23

    Oi minhá mãe tá com uma dor no estômago e tanbem Ta vomitado muito o que será? ???

    Responder para Michele
  • Carla Adriele em 25 de maio de 2019, 21:55:29

    a dias tenho sentido dores nó abdômen e na região pélvica e estou com um sisto no ovário e também com corrimento rosa oq pode ser?

    Responder para Carla
  • Carla Adriele em 25 de maio de 2019, 21:57:41

    Não consigo nem andar nem sentar direito parece que fiz uma cirurgia recentes porq sinto dores que acho que vou morrer

    Responder para Carla
  • Joao Erivaldo Mendes em 27 de maio de 2019, 21:04:34

    Boa noite, eu mi chamo João Mendes, estou sentido dores no movimento junta do braço em alguns movimentos

    Responder para Joao

Menu