marca do Jornal A TARDE

 
http://maisti.atarde.com.br/wp-content/uploads/2018/09/coletiva_dell-1689407369-960x600_c.jpg

Transformação digital nas empresas


Escrito por: Anderson Souza

Analista de Sistemas graduado em Sistema da Informação


Há algum tempo ouvimos falar sobre o termo “Transformação Digital”. Mas o que seria esse movimento?

Transformação digital é um movimento que visa a aplicação da tecnologia com o objetivo melhorar o desempenho, revisar os processos já existentes e até mesmo criar novos processos com o foco para se adequar aos novos paradigmas empresariais.

Com o advento da tecnologia, as empresas que foram criadas antes dessa era precisaram se restruturar para ter competitividade com os novos negócios que estão surgindo, e o mais importante, conseguir se comunicar com os novos consumidores, a geração Z, que consiste em pessoas que nasceram a partir de 1994 e que também são chamados de nativos digitais.

Essas pessoas cresceram com um maior contato com dispositivos digitais, por isso,  serão as mais exigentes. Em 2020 essa geração representará 40% da massa de consumidores ativos.

O impacto da tecnologia no mundo atual trouxe um maior dinamismo para o nosso cotidiano. Temos acesso a uma gama de informações e com isso as tarefas diárias ficaram mais automatizadas. Sendo assim, a exigência por qualidade de serviço cresceu exponencialmente, fazendo com que essas empresas necessitassem do processo de transformação digital para atender às novas exigências.

E para acompanhar essas mudanças, as empresas precisam focar em alguns pontos:
– Revisar a cultura empresarial;
– Mudar o modelo de negócios para o novo paradigma;
– Mudar a forma de relação com o cliente;
– Revisar a adaptação dos processos “offline” para processos “online”.

Contar com apoio da liderança da empresa é essencial para aplicação dessas mudanças. Segundo David L. Rogers, escritor do livro: “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, existem 5 domínios estratégicos em plena evolução que observamos nesse novo mundo, são eles: Clientes, competição, dados, inovação e valor. Ter este alinhamento entre toda a hierarquia empresarial é decisivo no sucesso da transformação digital da empresa.

A importância da aplicação desses 5 domínios pode ser refletida em resultados expressivos, como uma nova experiencia de serviços ao cliente final, agilidade no atendimento, e consequentemente um aumento de produtividade e carteira de clientes.

Dessa maneira, a transformação digital não pode ser reduzida em alterações na área de TI, como um blog, um App ou serviços de nuvem por exemplo, é um movimento que deve estar atrelado diretamente no plano estratégico da empresa, para entregar mais valor ao cliente final.

Victor Mansur

Outras postagens de

Menu