marca do Jornal A TARDE

 
  • Início
  • Artigo
  • Pesquisadores exploram vulnerabilidade em carros da Tesla Motors
http://maisti.atarde.com.br/wp-content/uploads/2016/09/tesla-1-960x600_c.jpg

Pesquisadores exploram vulnerabilidade em carros da Tesla Motors


Este texto é uma contribuição do Francisco Badaró, Gerente de Tecnologia do Grupo Softcomp.


 

Tesla

Cibersegurança e Transparência Corporativa: Cada vez mais fundamental!

O produto da TESLA (um carro da sua linha de veículos, o Modelo S), teve comprometida a segurança de seus sistemas computacionais embarcados,  (em testes, motivados e incentivados pela própria Tesla Motors) onde pesquisadores chineses do Keenlab da Tecenc (www.tecenc.com), graças a exploração de vulnerabilidade de componentes de software do sistema (especificamente o navegador de internet), conseguiram acesso a funções como abertura de portas, teto solar, tela central, travas das portas e até mesmo o sistema de freios. O ataque permitiu aos pesquisadores acessarem a rede da área de controle do carro (CAN Bus), ocasionando falha grave de segurança, que poderiam, caso o veículo tivesse em transito, ocasionar em um acidente com gravidade incomensurável.

A Tesla Motors, de forma bastante honesta, publicou (ela publica todos os seus resultados neste contexto) todo o caso, recompensou financeiramente os pesquisadores, pesquisou e publicou a solução. O que demonstra o conceito de cibersegurança e transparência corporativa impar na indústria.

“Pelo que sabemos, este é o primeiro caso de ataque remoto que compromete o CAN Bus para atingir os controles remotos em carros da Tesla. Verificamos o vetor de ataque em diferentes variedades do Tesla Model S. É razoável presumir que outros modelos da Tesla também são afetados”, afirmam os pesquisadores do Keen Security Lab da Tencent.

A Tesla Motors, em 10 dias após a publicação da correlata vulnerabilidade, publicou a correção de segurança (patch) correlato, e recomenda que seus usuários façam a atualização :

PLEASE DO UPDATE THE FIRMWARE OF YOUR TESLA CAR TO THE LATEST VERSION TO ENSURE THAT THE ISSUES ARE FIXED AND AVOID POTENTIAL DRIVING SAFETY RISKS.

Ref: http://keenlab.tencent.com/en/2016/09/19/Keen-Security-Lab-of-Tencent-Car-Hacking-Research-Remote-Attack-to-Tesla-Cars/

 

Victor Mansur

Outras postagens de

Menu