marca do Jornal A TARDE

 
http://maisti.atarde.com.br/wp-content/uploads/2016/10/drone_main-100362463-primary.idge_-960x600_c.jpg

Receba sua pizza em casa… por um Drone!


Imagine você acabar de fazer um pedido no delivery de sua preferência e receber a encomenda via drone? Por incrível que pareça a prática de utilização de drones comerciais está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade.

Como trabalho com empreendedorismo e sou da área de tecnologia, sempre sou abordado por pessoas próximas no intuito de opinar sobre a viabilidade de ideias inovadoras. Por incrível que pareça, antes de ouvir falar sobre drones comerciais, ouvi de um familiar o seguinte questionamento: “E se fizéssemos os pedidos via delivery e os produtos chegassem em nossas casas via drone?” Ideia excelente, que como tantas outras que escuto ou tenho, descarto, algumas vezes, por conta do oneroso processo que envolve planejar e executar, descrito por mim no artigo: “A boa ideia que não vende

Em alguns lugares do mundo testes estão sendo feitos para transformar os aviões não tripulados em ferramentas comerciais.

Em Ruanda, alguns testes envolvendo drones comerciais estão sendo executados com o objetivo de enviar plasma, sangue e coagulantes para áreas de difícil acesso. Os pacotes são compostos de paraquedas e caem em áreas rurais sem necessidade de pouso. O projeto foi criação da start up ZIPLINE, que é formada por engenheiros que já trabalharam no Google.

drone-rwanda

Na Nova Zelândia, a Domino´s Pizza, famosa franquia multinacional, está fazendo testes para entrega de seus produtos via drone. Funciona da seguinte maneira: Após o envio do produto, o cliente é sinalizado quando o pedido estiver próximo da sua residência. Com isso, o cliente deve ir para área externa e aguardar drone chegar. Então, o cliente pressiona um botão no APP da Domino´s em smartphone e a pizza, que estava suspensa, desce por meio de um cabo.

O objetivo principal deste projeto é fugir dos grandes engarrafamentos e reduzir custos. “Não há necessidade de entregar um pacote de 2 quilos num veículo de 2 toneladas”, afirma Scott Bush, gerente geral da Domino´s.

Apesar da excelente ideia, muitas melhorias podem ser feitas para que projetos como este tragam benfeitorias para as empresas e para a sociedade. Uma das ideias é deixar os equipamentos cada vez mais automatizados, utilizando localização via coordenadas, fazendo com que a interação do ser humano com o equipamento seja mínima. Outra questão a ser levantada é a cultura do uso da tecnologia considerando a quebra de paradigmas necessária. Os bancos são a prova viva que, apesar de termos toda tecnologia ao nosso favor, existem pessoas que ainda sim passam horas em filas, ou, quando vão utilizar a tecnologia, acabam se prejudicando ao invés de otimizarem seu tempo.

Como toda tecnologia inovadora, até ter o conceito formado, iremos ter os agitadores e os resistentes. Minha opinião é que, se este projeto vingasse, iria trazer grandes benefício para nosso dia a dia.

Victor Mansur

Outras postagens de

Menu