marca do Jornal A TARDE

 
  • Início
  • Notícias
  • Financiamento BNDES Exim: como contratar uma linha de crédito?
http://maisti.atarde.com.br/wp-content/uploads/2018/09/BNDES-960x600_c.jpg

Financiamento BNDES Exim: como contratar uma linha de crédito?


Escrito por: Kirlia Arruda.

MBA em Comunicação Corporativa e assessora executiva da ASSESPRO-BA.


Pequenas e médias empresas inovadoras que querem exportar bens e serviços podem contar com as Linhas BNDES Exim de apoio às exportações de bens e serviços. Tiago Ferreira, da Área de Comércio Exterior do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, explicou as Linhas pré-embarque e pós- embarque – nas modalidades tradicional e automática.

A Linha BNDES Exim Pré-embarque fornece recursos para a empresa brasileira se preparar para vender seus produtos e serviços no exterior. Conforme a estratégia da empresa, ela gasta os recursos recebidos em desenvolvimento ou adaptação de produtos, campanhas de marketing ou comercial. Realizada a exportação, a empresa paga o BNDES. As operações são realizadas por meio de agente financeiro cadastrado para auxiliar a empresa na obtenção do trâmite.
Por sua vez, as linhas pós-embarque apoiam a comercialização dos bens e serviços brasileiros, funcionando como ferramentas de venda. O importador ganha prazo, enquanto o exportador recebe à vista, em sua conta-corrente, no Brasil. Na modalidade automática, o credito é aprovado em até três dias uteis. “Se duas empresas fecharam uma negociação comercial, o exportador submete ao banco o formulário, com dados de básicos sobre a empresa e o bem ou serviço a ser exportado. Paralelamente, o seu cliente, importador, vai pedir no exterior uma carta de credito. Prestado o serviço ou embarcado o bem, o BNDES comprova e libera os recursos equivalentes na conta da empresa brasileira”, explica.

Este evento é parte das ações da ASSESPRO-BA – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Bahia que mensalmente realizada um evento chamado Café.com+tecnologia trazendo temas de interesse do setor de TI, visando fomentar o setor.

Informações sobre as linhas podem ser acessadas em:

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-exim-pre-embarque
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/exim-pos-emb-servicos
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/exim-pos-emb-automatico

Para saber mais fale em tiago.ferreira@bndes.gov.br

Victor Mansur

Outras postagens de

Menu