marca do Jornal A TARDE

 

APP para celular simula doença de Alzheimer


tela01

Alguns afirmam que o Alzheimer é uma doença, outros, que não é uma doença em si, mas um conjunto quadros clínicos que caracterizam a perda progressiva das capacidades intelectuais do ser humano. O fato é que que não tem cura, e vai se agravando progressivamente até chegar a morte. Ela afeta 1% dos idosos entre 65 e 70 anos, tendo a porcentagem aumentada conforme o aumento da idade.

A Inglaterra possui um instituto que tem como foco achar uma cura para este problema. Trata-se do Alzheimer’s Research UK, que, com o objetivo de mostrar às pessoas como é sofrer desta demência, criou um aplicativo em realidade virtual para celulares, que simula todas as sensações do Alzheimer, fazendo com que o usuário final tenha a experiência de estar no corpo de um idoso que sofre com todos estes sintomas.

O nome do aplicativo é “A Walk Through Dementia”, e pode ser baixado gratuitamente na plataforma Android. Para uma experiência com maiores detalhes, é interessante que você tenha um óculos de realidade virtual (Cardboard). Caso não tenha, segue o link para que você possa fabricar o seu de forma caseira (clique aqui). De qualquer forma, você pode usufruir do aplicativo sem ter disponível algum cardboard.

tela02

O aplicativo mostra cenários cotidianos como a própria casa ou uma rua, e a dificuldade que se encontra ao frequentar, transitar e interagir com situações do dia-a-dia, que podem parecer normais para qualquer pessoa. Trata-se de uma experiência interessante, porém, agoniante.

Victor Mansur

Outras postagens de

Menu