marca do Jornal A TARDE

 

Um “clique” na Tecnologia!


A tecnologia está inserida em quase todos os mercados. É extremamente difícil você empreender hoje em dia ou pensar em fazer um trabalho com qualidade sem ter que aderir a algum tipo de tecnologia, seja ela na área administrativa ou como fator impulsionador do seu negócio.

Em visita ao escritório da Dois em Um Fotografia, pude entender que no ramo de fotografia não é diferente. Para se profissionalizar e se destacar neste mercado, é necessário dominar a tecnologia que está utilizando para que ela se transforme em sua maior aliada.

A “Dois em Um” é uma empresa que tem como objetivo trabalhar com fotografias autorais, únicas, tentando fazer com que cada ensaio seja diferente diante de sua perspectiva. Fundada há 5 anos pelo educador físico Alexandre Huang e pela publicitária Lhais Brugni, a empresa mantém um foco grande no investimento em novas tecnologias.

Todo o trabalho se inicia nos ensaios. Para fotografar, eles utilizam câmeras de última geração, que pode custar o valor de um carro popular. Estas câmeras são dispositivos mecânicos, que possuem um processador de alto desempenho e operam a alguns recursos, como: ISO, que determina a sensibilidade à luz do sensor que captura a imagem, Abertura, que determina o tamanho da abertura onde a imagem irá passar, e Velocidade, que indica o tempo que o sensor irá utilizar para capturar a imagem. Depois de capturada, a imagem é armazenada na câmera. Algumas fotos são muito pesadas, por isso, os fotógrafos utilizam cartões de memória com grande capacidade. Agora imaginem inúmeras fotos sendo tiradas, todas elas em alta qualidade, tornando os arquivos pesados. A máquina tem que ser capaz de se comunicar de forma veloz com o dispositivo de armazenamento para que não haja falhas nem perdas neste processo.

Depois do ensaio concluído, as fotos são descarregadas nos computadores para iniciar edição. A Dois em Um trabalha com computadores de última geração do fabricante APPLE. “Acreditamos que, para um trabalho como o nosso, os MACBOOKS nos dão mais agilidade e confiabilidade” afirma Alexandre Huang, Sócio-Diretor da Dois em Um Fotografia. O trabalho de edição é feito com softwares de ponta, para garantir qualidade no tratamento das imagens.

Alexandre

Alexandre Huang, Sócio-Diretor da Dois em Um Fotografia

A utilização da tecnologia não para por aí. Depois de fotos tiradas e editadas, a equipe executa uma rotina de backup bem rígida. Além de armazenar todo o material em base de dados na internet, eles armazenam as informações em 2 HDs externos e os mantêm em locais distintos, por segurança. Não para por aí. Como HD é um dispositivo mecânico e a tendência é um dia falhar, eles adquirirem novos HDs todos os anos, garantindo que as fotos de seus clientes estejam sempre seguras.

“Fotografo vive de tecnologia pois o mercado exige tecnologia! Se depender de nós, sempre estaremos antenados para oferecer sempre o melhor aos nossos clientes” declara Lhais Brugni, Sócia-Diretora da Dois em Um Fotografia.

Lhais

Lhais Brugni, Sócia-Diretora da Dois em Um Fotografia

Confesso que me surpreendi com a quantidade de tecnologia embarcada num trabalho como esse, principalmente nas rotinas de backup. Conheci grandes empresas nacionais que não tinham metade da preocupação que eles possuem com a informação. Isso só reforça o quanto a tecnologia está em todos os lugares.

Segue abaixo link da Dois em Um Fotografia:

http://www.doisemumfotografia.com.br/

Victor Mansur

Outras postagens de

Menu